sexta-feira, 13 de maio de 2022

Estimulando a coordenação motora ampla e fina na educação infantil.



A coordenação motora compreende a habilidade de utilizar, de maneira eficiente, músculos e articulações do corpo atendendo às ordens do cérebro (1). Tal habilidade é estimulada desde os primeiros momentos de vida, de maneira contínua e por etapas que se sucedem sendo uns pré-requisitos para outras. Conforme Fonseca (1988), a cada idade os movimentos nos seres humanos adquirem características relevantes e a aquisição ou surgimento de certos comportamentos motores interferem significativamente no desenvolvimento da criança. Nesse sentido, cada nova aprendizagem, proporcionada pela experiência e pela troca com o meio, provoca mudanças tanto no domínio mental como no motor.

Por meio do desenvolvimento motor, caracterizado pela aquisição permanente de novos movimentos, o corpo da criança consegue, gradativamente, estruturar-se no espaço e no tempo. As experiências motoras acumuladas colaboram com o estabelecimento de uma imagem e de um esquema corporal, que compreende tanto controle, como coordenação, conhecimento e consciência do corpo.

As habilidades motoras, relacionadas à coordenação motora, se dividem em habilidades motoras amplas e habilidade motoras finas.

As habilidades motoras amplas (coordenação motora ampla) dizem respeito ao controle de movimentos amplos, voluntários ou complexos de nosso corpo. Envolvem a ação simultânea de diferentes grupos musculares e habilidades tais como pular, caminharem, correr, dançar, arremessar bolas, levar ou lançar objetos, marchar, dentre outros movimentos. Propor atividades que envolvam tais habilidades garante o desenvolvimento desse tipo de coordenação motora.

























A coordenação motora ampla representa o domínio que a criança exerce sob o corpo em sua relação com o tempo e especialmente com o espaço.

As habilidades motoras finas (coordenação motora fina) correspondem à mobilização de pequenos grupos musculares das extremidades do corpo visando à realização de movimentos coordenados, específicos e delicados.

O desenvolvimento da coordenação motora final serve como base para a realização de atividades tais como: alinhavar, recortar, costurar, desenhar, pintar, escrever e digitar, o que permite também o desenvolvimento da atenção e sua conservação, da noção de sequência, da memória, da imitação, dentre outras habilidades importantes para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Propor atividades tais como: modelar massinhas, pegar grãos com as pontas das mãos, rasgar e recortar papéis, brincar com jogos de pequenos encaixes, abotoar, atividades com grampos e com pegador de massa, coordenação motora fina. Portanto, atividades que demandam movimentos de pinça e preensão é a base para o desenvolvimento desse tipo de coordenação motora. 






























MATERNAL I
PROFESSORA: ILUIR
AUXILIARES: JÉSSICA PALOMA, NOELI

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