segunda-feira, 26 de junho de 2023

ARRAIÁ DO C.E.I. SÃO JOSÉ.


NOSSO ARRAIÁ FOI BÃO DEMIAS SÔ!!!!

É tempo de fogueira, balões, sanfona animada, forrós, quadrilhas, bandeirolas coloridas e comidas gostosas. Tempo de usar vestido florido, camisa xadrez, botas. Ah! Não pode esquecer o chapéu de palha.

O cheiro bom de milho verde cozido, mandioca e batata assada, amendoim torrado, cuscuz, canjica, pamonha, pipoca, pé-de-moleque, melado de cana, bolo, cachaça e quentão, misturado a muita animação, faz o povo dançar as quadrilhas ao redor da fogueira e ao som das sanfonas, com o coração colorido como as brincadeiras que enfeitam a festa.

Animação mesmo é quando começa a quadrilha. Os meninos ficam de um lado e as meninas de outro. Eles se cumprimentam, passeiam em fila, de braço dado, e de repente o puxador grita: “Olha a cobra!”, e todo mundo vira correndo para o outro lado. Mas logo ele confessa: “É mentira!”, e a gente se volta para a direção em que passeava antes. “A ponte caiu!”: nessa hora, os meninos carregam as meninas no colo. “É mentira!”: aí eles podem pôr as meninas no chão. Entre as brincadeiras mentirosas do puxador, os pares fazem um arco com os braços, formando um túnel por onde todos passam. Tem a grande roda, o passeio, a troca de pares e outras evoluções. Por último vem o caracol, em que todos, de mãos dadas, vão fazendo um espiral para dentro e para fora. No final há o grande baile, onde os pares dançam com animação.

Então, com as estrelas no céu, a gente canta:


... O balão vai subindo,

Vai caindo a garoa,

O céu é tão lindo,

A noite é tão boa.

São João, São João,

Acende a fogueira do meu coração...”


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso blog. A equipe do CEI São José agradece.

FAMÍLIA

 FAMÍLIA Nossa família é o nosso bem mais precioso,  o nosso tesouro maior neste mundo. palestra com a psicóloga sibele godoy  sobre a impor...