Experiências de Aprendizagens Sensoriais.
O
período inicial de desenvolvimento é chamado de sensório-motor
esse vai desde o nascimento até os 2 anos de idade, Piaget definiu
este processo inicial de aquisição da inteligência de
sensório-motor pois nos primeiros anos de vida o bebê percebe o
mundo e atua nele coordenando as sensações vivenciadas junto a
comportamento motores simples juntando o sensorial a uma coordenação
motora primária.
A
experiência sensorial é fundamental para aprendizagem de
capacidades cada vez mais complexas, permitindo que a criança
desenvolva também suas capacidades motoras, sociais, cognitivas e
emocionais e, por sua vez que se relacione com ambiente de modo cada
vez mais eficiente. Utilizando-se de diferentes suportes como:
Tintas, massas de modelar e terra.
De
acordo com PIAGET esse período sensório-motor é de fundamental
importância para o desenvolvimento cognitivo. Suas realizações
formam a base de todos os processos cognitivos do indivíduo. Os
esquemas sensório-motores são as primeiras formas de pensamento e
expressão; são padrões de comportamento que podem ser aplicados a
diferentes objetos em diferentes contextos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar nosso blog. A equipe do CEI São José agradece.